Site Seis

Sistema Estadual de Informaçoes sobre Saneamento

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Institucional

Institucional

O Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento – SEIS – tem por objetivo caracterizar os serviços de saneamento básico por meio de informações primárias coletadas em todos os municípios do estado. Institucionalmente, o sistema foi concebido por meio de convenio firmado entre a Fundação João Pinheiro – FJPSecretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – SEDRU e com apoio técnico da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa.

A Fundação João Pinheiro ficou incumbida pela operacionalização das ações técnicas e científicas necessárias à implementação e à execução do SEIS.

A Fundação João Pinheiro, instituição de pesquisa criada em 1969 (Lei nº 5.399), se tornou referência nacional em estatísticas e informações, pesquisas históricas, econômicas e demográficas, desenvolvimento humano, segurança e criminalidade e desenvolvimento urbano. Na FJP funciona, ainda, a Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho, que oferece cursos de graduação, especialização e pós-graduação em administração pública. O curso de graduação em administração pública da Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho foi classificado, pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), como o melhor curso de administração pública do país, no ano de 2010. Há mais de quatro décadas a FJP é o órgão do Estado responsável pelo sistema estadual de estatística, produzindo e divulgando as estatísticas básicas e indicadores econômico-financeiros, demográficos e sociais do Estado de Minas Gerais.