Site Seis

Sistema Estadual de Informaçoes sobre Saneamento

Início Inicio

Notícias e publicações

O secretário de estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado Dilzon Melo, esteve na terça-feira (10) no BDMG para abrir o workshop do Sistema Estadual de Informação sobre Saneamento (SEIS) – convênio de cooperação técnica celebrado entre a Copasa e a Fundação João Pinheiro, por intermédio da Sedru, para a implementação do sistema que compreende a coleta e a sistematização de informações dos serviços de saneamento no estado. “Municípios pequenos, que não têm a concessão da Copasa, são os que têm mais a ganhar com o SEIS. Estamos aqui para dar andamento ao sistema, junto à Copasa e a Fundação João Pinheiro, para otimizar os recursos públicos em prol dos cidadãos mineiros, seguindo adiante com o Projeto Estruturador Saneamento Básico: Mais Saúde Para Todos”, disse o secretário, deputado Dilzon Melo.

O objetivo do workshop é apresentar a proposta inicial do SEIS à comunidade científica, usuários e instituições interessadas no tema. Com caráter multidisciplinar, a programação envolve a troca de conteúdos, demandas, críticas, sugestões e experiências que possam colaborar na elaboração da pesquisa.

O SEIS ajudará o planejamento de ações de implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, previstos no Projeto Estruturador – Mais Saúde para Todos. Este sistema será desenvolvido em três eixos operacionais – pesquisa, oficinas de capacitação e central de atendimento.

A coleta de informações será anual e contínua, com início em 2009, em escala territorial municipal, distrital ou local, dependendo das particularidades de cada município. O sistema ainda compreende coletar dados em áreas rurais que não têm a concessão da Copasa ou coleta domiciliar de resíduos. Além disso, estas informações irão subsidiar políticas públicas do governo do estado de Minas Gerais na área de saneamento.